Pesquisas
Cleito Pereira dos Santos
Resumo
O projeto pretende estudar um dos fenômenos mais antigos da sociedade o lazer. Esta atividade enquanto lúdica, divertida e desinteressada sofreu diversas mudanças ao longo da história. O objetivo central deste projeto é investigar de que forma o lazer se constrói na sociedade hodierna, mais especificamente buscar entender de que forma o uso e consumo de novas tecnologias está impactando o lazer no mundo contemporâneo.
Os estudos sobre o lazer nas últimas décadas têm evidenciado o papel das mudanças tecnológicas na configuração do lazer contemporâneo e das práticas esportivas relacionadas ao entretenimento. Este plano de trabalho vincula-se ao projeto de pesquisa Lazer, Tecnologia e Controle Social: transformações contemporâneas, sob orientação do Prof. Dr. Cleito Pereira dos Santos, líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar Lazer e Sociedade (LAS) da Faculdade de Ciências Sociais (FCS/UFG). A pesquisa proposta aqui chama a atenção para o entendimento de dois fenômenos da vida contemporânea: o lazer e o esporte.
A partir do estudo de uma instituição, o Serviço Social do Comércio (SESC), destacaremos os elementos que permitem compreender a dinâmica do lazer e as práticas esportivas ao longo das últimas duas décadas. O SESC é uma instituição que possui mais de sete décadas de atuação em Goiás, divulgando para os trabalhadores e trabalhadoras do comércio determinada visão acerca das atividades de entretenimento. É possível notar como ao longo dos mais de 70 anos de atuação transparecem diferentes entendimentos, visões, ideologias, sobre o esporte e o lazer. Nesse sentido, na contemporaneidade a instituição redesenha os significados do lazer e do esporte na tentativa de adequar aos propósitos comerciais do setor no qual está inserido: o comércio.
O SESC é bem representativo quando falamos de lazer tanto em Goiás quanto no Brasil. No Brasil, nos anos 1970, esta instituição iniciou um processo de formação de profissionais do lazer a partir da chegada no país do sociólogo do lazer Joffre Dumazedier. Desde então aprofundou a participação na elaboração de intervenções no campo do lazer e do esporte pensados para os trabalhadores e trabalhadoras do comércio.
O lazer e o esporte são retratados por autores (Parker, 1978; Dunning, 2019; Elias & Dunning, 1992; Bourdieu, 2004 e 2019) a partir das relações sociais inauguradas pela modernidade capitalista, se constituindo em atividades consumidas de modo massivo ao longo do século XX. Do futebol ao boxe, do ciclismo ao automobilismo, dos esportes radicais aos esportes online, notamos o movimento de transformações constantes das formas de produção e consumo do lazer e do esporte. No século XXI, as cifras movimentadas pelos eventos esportivos e de lazer alcançaram valores estrelares, demonstrando os impactos desses eventos na vida cotidiana dos indivíduos. Sendo assim, destacamos a importância em pesquisar o lazer e o esporte - a partir de uma instituição fundamental, o SESC-Go - tendo em vista que os mesmos são transmissores de valores, são formadores de indivíduos, constituidores de disciplina e controle social, carregam um conjunto de significados que são alterados ao longo do desenvolvimento histórico-social da sociedade.
O presente plano de trabalho vincula-se ao projeto de pesquisa Lazer, Tecnologia e Controle Social: transformações contemporâneas, sob orientação do Prof. Dr. Cleito Pereira dos Santos, da Faculdade de Ciências Sociais (FCS/UFG). A investigação proposta foca a atenção no Serviço Social do Comércio (SESC) em Goiás e sua importância para entendermos os processos de mudanças do lazer na contemporaneidade. A instituição possui, aproximadamente, sete décadas de atuação em Goiás, configurando desde o seu início as formas de lazer predominantes na capital do Estado de Goiás. O SESC é uma instituição que define, em grande medida, as atividades de lazer voltadas para trabalhadores do comércio, os comerciários, através dos seus distintos programas e ações ao longo de décadas.
O SESC atua dentro de uma perspectiva de formar tanto produtores culturais quanto consumidores da cultura. Os cursos, então, são oferecidos dentro dessa lógica instrumental de preparar os produtores de conteúdos culturais do lazer e os consumidores dos produtos culturais. Nesse sentido, destacamos que a arte, a cultura e o lazer se interpenetram na programação da instituição com o objetivo de transmitir determinados valores almejados no projeto institucional: formar profissionais da área de artes e cultura e formar consumidores de artes, de cultura e de lazer. O consumo da arte e da cultura ocorre, essencialmente, através do Projeto Palco Aberto, que leva ao público diversas apresentações artísticas, tais como: circo, teatro, música, dança e filmes. Fica evidente a preocupação em formar público e fomentar a produção cultural. A programação ocorre durante todo o ano, com a participação de artistas de diversas regiões do país. Além disso, o SESC-GO possui bibliotecas com acervo de mais de 170 mil obras disponibilizadas para consultas e empréstimos.
O SESI-GO possui um Centro Cultural com amplas instalações localizado em Goiânia e que promove ações culturais e artísticas para os trabalhadores da indústria e suas famílias e incentiva a prática cultural à comunidade. A dinâmica institucional é muito parecida com a do SESC, que anuncia promover ações para os trabalhadores do setor de comércio e seus familiares. No caso do SESI a ênfase é no setor da indústria. O objetivo perseguido é também de formar o público consumidor de artes, de cultura e de lazer com ênfase na indústria. Em suma, o discurso institucional é muito próximo do SESC. Isto é compreensível porque estas instituições têm a mesma matriz ideológica, advinda do setor empresarial e pertencentes ao sistema S – descrito na metodologia deste plano de trabalho. São, portanto, imbuídas do espírito de racionalização e valores mercantis que perpassam toda dinâmica empresarial contemporânea. Sendo assim, o lazer ativo destacado pelo SESI, voltado para as empresas, aponta com clareza para os objetivos declarados da instituição. O lazer, a arte, a cultura são vistas neste emaranhado de propósitos práticos de divulgação de um conjunto de valores e conteúdos voltados para a formação de um determinado tipo de trabalhador ou trabalhadora do setor e do público em geral.
6) Trabalho, Lazer e Controle Social: uma análise do Serviço Social do Comércio (SESC)
Felipe Mateus de Almeida
A partir do surgimento e desenvolvimento do modo de produção capitalista, tem-se uma divisão social do trabalho sustentada pela divisão entre as classes sociais e um processo de burocratização e racionalização das instituições e relações sociais. O tempo torna-se cada vez mais racionalizado, cronometrado, dividido e orientado pela lógica do capitalismo. É a partir desse processo – em conjunto com a diminuição da jornada de trabalho e o aumento do tempo livre - que surge o lazer, uma prática da sociedade moderna (PARKER, 1988).
Com o lazer transformando-se em forma específica de aproveitamento do tempo livre no capitalismo, criam-se instituições e locais de prática do lazer como, por exemplo, os clubes, academias, Shopping Centers, etc. No Brasil, no que tange as práticas de lazer dos trabalhadores do setor da indústria e do comércio, duas instituições ganham relativa importância: o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Social do Comércio (SESC). Essas instituições estão presentes em todos os Estados do Brasil e também no Distrito Federal.Aqui pretendemos investigar, nos últimos vinte anos, estas manifestações em território nacional nos estádios de futebol, independente da série a que pertence a equipe. No Brasil o racismo possui uma longa trajetória, sendo denunciado tanto pelos intelectuais quanto pelos militantes negros ao longo de décadas chegando ao descrédito da crença de que éramos uma democracia racial. Esta construção racista foi amplamente divulgada nos anos 1930 quando se discutia o projeto de nação e os intelectuais tiveram uma participação ativa nesse processo. Esta ideologia perpassou todas as representações oficiais da sociedade e do Estado brasileiros ao longo do século XX, entrando em decadência a partir das investigações patrocinadas pela UNESCO nos anos 1950 em diante e caindo em completo descrédito – ao menos no campo acadêmico-intelectual – nos anos 1990 em diante.
O futebol constitui uma das manifestações de lazer mais significativas da sociedade brasileira. Em termos mundiais, o país é um relevante protagonista desta prática esportiva, revelando e exportando jogadores para todos os continentes e tendo conquistado cinco campeonatos mundiais, o que o coloca no topo desse esporte. Além disso, os clubes de futebol aglomeram um imenso conjunto de torcedores que por sua vez pertencem as chamadas torcidas organizadas – verdadeiras entidades organizativas, com estrutura de sede, de venda de materiais esportivos, dentre outros. obviamente que nem todo torcedor de clube pertence a torcida organizada, que geralmente é identificada com atos de violência, tráfico de drogas e outras atividades consideradas ilegais.
Nas últimas décadas o racismo tem se metamorfoseado tornando cada vez mais eufemizado nos grupos sociais com maior poder econômico e cultural. No futebol parece estarmos vivenciando essa metamorfose, principalmente após a realização da copa do mundo de 2014 no Brasil quando os estádios de converteram em arenas e o público torcedor teve uma mudança de perfil devido aos preços exorbitantes para assistir aos espetáculos. Desse modo, esta pesquisa pretende analisar as manifestações racistas nos estádios de futebol como manifestações de certa forma de lazer ancoradas nas representações de uma sociedade que é profundamente marcada pela discriminação e o preconceito racial.
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar a série Westworld visando uma significação adjudicada que possibilite estabelecer uma crítica da sociedade contemporânea evidenciando os aspectos do trabalho alienado e da evasão por meio do lazer. A partir disso, a pretensão é desenvolver e divulgar a produção acadêmica a respeito da relação entre capitalismo e lazer nas Ciências Humanas, fomentando o debate do tema na comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Goiás por meio do incentivo à pesquisa de temas relacionados. Tem como aporte o método dialético, elaborado pelo filósofo Hegel e desenvolvido por outros autores, como Karl Marx, que será tomado aqui como referência. O universo da pesquisa se concentra na relação entre capitalismo e lazer, tendo como foco a produção de séries televisivas e, especificamente, a série Westworld.
Resumo
O Serviço Social da Indústria (SESI) é uma entidade patronal que surge, em 1946, como resposta da burguesia industrial brasileira ao agravamento da “questão social”. O projeto de pesquisa pretende desvelar os verdadeiros objetivos que motivam a criação e o funcionamento dessa organização. São eles: a garantia da máxima extração de mais-valor e a desmobilização da ação política proletária; podendo este último ser, ainda, desmembrado nos seguintes objetivos: amortecimento da luta de classes entre capitalistas e proletários (harmonização da relação capital-trabalho), educação moral e cívica e impedimento da conscientização política dos trabalhadores.
Esta
pesquisa busca confrontar os objetivos reais com os objetivos aparentes,
apresentados pela organização em seus documentos oficiais e discursos
de seus principais líderes, sendo o principal deles a promoção do
bem-estar social dos trabalhadores e de seus dependentes. Para isso,
analisa as premiações organizadas pela instituição: entre 1955 e 1995, a
Campanha Operário Padrão, e de 1996 em diante, o Prêmio SESI Qualidade
de Vida no Trabalho. O estudo revela que o real objetivo pretendido com a
organização desses eventos é o disciplinamento e controle dos
trabalhadores da indústria.
10) Beleza e comportamento feminino latino em Yo Soy Betty, la Fea: representações sociais de gênero nas versões colombiana (1999), mexicana (2006) e estadunidense (2019)
Gabrielle Andrade da Silva
Resumo
A pesquisa vai tratar da representação das personagens do "Quartel das feias" da telenovela "Yo soy Betty, la fea", que chamaremos aqui de Betty, a feia. A obra escrita por Fernando Gáitan retrata um grupo de secretárias que trabalham em uma fábrica de roupas e convivem com pessoas ricas, bonitas e famosas, sendo pobres, feias e comuns mostrando as dores e sofrimentos de mulheres trabalhadoras em seu cotidiano, sendo que a maior parte da novela se passa no ambiente de trabalho. Talvez pela proposta de exibir pessoas comuns em problemas que fazem parte do cotidiano de mulheres em seus ambientes de trabalho a telenovela é, atualmente, a detentora de recorde de audiência ao redor do mundo, isto é, é a novela mais assistida da história da humanidade. Para o estudo proposto, serão objeto da pesquisa além da versão original, as adaptações mexicana e estadunidense, sendo empregada a técnica de análise de imagens em movimento. Por fim, a pesquisa será desenvolvida durante o curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília.